domingo, 19 de junho de 2011

Identificação Projetiva e Bullying



Fazendo uma relação com  fenômenos como racismo, discriminação, e o tema central do nosso trabalho, o BULLYING, entendemos que neste caso, um sujeito ou grupo nomeia um bode expiatório, que se torna objeto depositário do material psiquicamente intolerável por parte dos ditos sujeitos ou grupos, que em uma fantasia onipotente tenta controlar o outro e tomar posse do objeto.

É um conjunto de comportamentos agressivos e anti-sociais, intencionais e repetitivos,adotado por uma ou mais pessoas sobre um outro(s).Causando dor, sofrimento e angústia.

No bullying o agressor ou agressores projetam na vítima seu sentimento de inferioridade e suas qualidades negativas inconscientes. Para muitas pessoas É necessário colocar o outro na situação inferior, em desvantagem, para que eles mesmo posam se sentir superiores, importantes. Assim, O agressor faz isso sem se dar conta que aquilo que deposita no outro é seu. Mantendo uma ilusão de onipotência e  diminuindo seu sentimento de angústia.

Klein desenvolveu o conceito de Identificação Projetiva ao tentar definir a posição esquizo-paranóide, em contraoposição a posição depressiva. 


Para Melanie Klein, a IDENTIFICAÇÃO PROJETIVA, se da quando a projeção deriva do impulso para danificar ou controlar a mãe. A criança sente esta como um perseguidor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário